Afinal, o que é o sucesso e como realmente alcança-lo

Será que o sucesso existe mesmo? O sucesso é um destino aonde se chega ou será que, na verdade, ele é uma jornada, como já ouvi repetidas vezes?

Ola, aqui é o Yuri Sander e é exatamente sobre este assunto que iremos conversar aqui… O que é exatamente o sucesso e como você pode alcança-lo.

Bem, certamente não se precisa nenhum grau de genialidade para descobrir que todos querem ser felizes, saudáveis e  prósperos; querem ter segurança, amigos, paz de espírito, bons relacionamentos familiares e
esperança.

A verdade é que existem muitas perguntas sobre este assunto, e saber a resposta de algumas delas não sera o fim do mundo, mas sim o inicio para começar a galgar novos passos…

O sucesso é definido pela posição e pelo prestígio que você ocupa na comunidade em que viver? Você alcança o sucesso quando tem o que quer – ou alcança o sucesso quando quer o que tem? Você alcança o sucesso quando você sabe quem você é – e a quem você pertence – ou quando se torna rico, famoso, invejado e idolatrado por milhões de pessoas?

Será que a mãe solteira com uma educação limitada que demonstra o seu amor e aceita a sua responsabilidade, trabalhando em dois empregos para alimentar, educar e permitir que os seus filhos
tenham uma chance de ter uma vida melhor alcançou o sucesso?

Com que idade você deve alcançar o sucesso? Um adolescente pode alcançar o topo do sucesso? É possível você ficar naquele nível, manter o sucesso, pelo resto da sua vida? Você pode alcançar o sucesso sozinho ou precisa da ajuda de outros? É possível chegar ao topo do sucesso e não ser bem-sucedido ou ser bem-sucedido, mas não ter alcançado o topo do sucesso?

Você pode alcançar o sucesso e não gostar do que faz, ou o seu coração precisa palpitar de alegria pelo que você faz para consegui-lo? Se você é rico, conhecido, bem-sucedido e respeitado na vida profissional, mas vive uma série de derrotas na vida pessoal e familiar, você alcançou o sucesso? Se a sua vida pessoal e familiar é rica e muito satisfatória, mas você luta nos negócios e na vida profissional, você alcançou o sucesso?

Se você não alcançou o sucesso na vida pessoal, familiar e profissional, é possível reverter uma vida inteira de
fracassos e frustrações com a idade que você tem e ainda alcançar o sucesso? Será mesmo verdade que o fracasso é um evento e não uma pessoa?

Como saber se você alcançou o sucesso? O topo do sucesso é um Lugar definido ou é um estado de espírito?

Deve haver dezenas – até centenas – de perguntas a respeito desse tema. Eu responderei a quantidade necessária para convencê-lo de que você pode alcança-lo e depois ir além dele. No entanto, duvido que alguém consiga pensar em todas as perguntas, e muito menos oferecer todas as respostas. Felizmente, muitas perguntas não precisam de respostas, mas muitas das respostas necessárias você poderá descobrir aqui!

A sua responsabilidade e oportunidade consistem em encontrar as respostas e adotar os passos necessários para alcançar os resultados desejados. Talvez você precise ler este artigo várias vezes para encontrar as respostas de que precisa e deseja ter. Porem as principais respostas se encontram em você mesmo, por isto apresento um método aqui para facilitar este processo.

# Uma Primeira Perspectiva de Sucesso

Definição de sucesso

O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo.
Winston Churchill

Existe uma definição citada por Zig Ziglar em seu livro Alem do Topo, e que para mim resume em muito o que podemos considerar uma vida bem sucedida. Segundo esta ótica, ele  explica que você alcançou o sucesso quando:

1. Você entende claramente que o fracasso é um evento e não uma pessoa; que ontem terminou ontem à noite, e que hoje é um dia totalmente novo para você.

2. Você fez as pazes com o seu passado, está com o foco voltado para o presente e sente-se otimista sobre o seu futuro.

3. Você sabe que o sucesso (uma vitória) não o define, e um fracasso (uma perda) não o destrói.

4. Você está cheio de fé, esperança e amor; e vive sem ira, ganância, culpa, inveja ou pensamentos de vingança.

5. Você tem maturidade suficiente para adiar sua satisfação e mudar o foco dos seus direitos para suas responsabilidades.

6. Você sabe que falhar na defesa do que é moralmente correto é o primeiro passo para se tornar vítima do que é criminalmente errado.

7. Você se sente seguro com sua identidade, então vive em paz com Deus e em comunhão com as pessoas.

8. Você transformou seus adversários em amigos e conquistou o amor e o respeito daqueles que estão mais próximos de você.

9. Você entendeu que os outros podem lhe proporcionar prazer, mas que a verdadeira felicidade é resultado de servir aos outros.

10. Você é agradável com o mal-humorado, cortês com o mal educado e generoso com o necessitado.

11. Você ama quem é difícil de amar, transmite esperança para o desesperado, amizade ao que não tem amigos e encoraja o desanimado.

12. Você consegue olhar para trás e perdoar, olhar adiante com esperança, olhar para baixo com compaixão e olhar para cima com gratidão.

13. Você sabe que “aquele que quiser ser o primeiro deve ser o último, o que serve aos outros”.

14. Você reconhece, confessa, desenvolve e usa as habilidades físicas, mentais e espirituais que Deus lhe concedeu para a glória dele e para o bem da humanidade.

15. Você está perante o Criador do universo e ele diz para você “Muito bem, servo bom e fiel”.

 

Analisando por uma ótica puramente fria, talvez você diria que é um tanto filosófica e religiosa a certo ponto; mas é importante ponderar a ideia de analisar minuciosamente cada frase e cada detalhe como sendo palavras realmente sabias vindo de uma pessoa que obteve exito em todas as áreas de sua vida.

E como sempre digo, se você deseja algo, analise os resultados das pessoas que possuem aquilo que você deseja e comece a seguir seus passos…

 

#Tudo a Ver com Escolha e Direção

sucesso é uma questão de escolha

Algo que primeiramente você tem que entender é que o exponencial sucesso não acontece da noite para o dia, embora você possa escolher ser bem-sucedido a partir deste exato momento. Isto porque o sucesso é uma escolha… primeiramente você escolhe ser uma pessoa de sucesso, se comprometer a ser, deve se preparar para ter sucesso e só assim você obtém sucesso.

Mas então como você me diz que o sucesso é uma estrada e não uma linha de chegada, você me pergunta…

Resposta de ouro:

O sucesso é a soma de pequenos esforços (sucessos) repetidos todos os dias…

Se você teve sucesso em atingir seus objetivos hoje, então você está vivendo uma vida bem-sucedida… pois o sucesso é acumulativo, e ao fim de um período, seu sucesso se torna evidente não apenas para si, mas tão grande que outras pessoas conseguem enxerga-lo.

 

Tome o poder da Decisão

Gosto de uma analogia citada por Jim Rohn, aonde ele cita que a vida é como uma fila no restaurante; existem inúmeras possibilidades de escolha ao se servir, mas cabe a você analisar o que será realmente relevante a sua vida e decidir pegar exatamente aquilo que deseja…

As escolhas que fazemos determinam, em última análise até que ponto seremos bem-sucedidos

A segunda analogia é ainda mais interessante: na fila de um restaurante normalmente você come e depois paga, na vida você primeiro deve pagar o preço para depois recebe as recompensas… não há como queimar etapas.

 

#Sobre a Motivação e Visão

Motivação e Visão

Se existe esperança no futuro, ha poder no presente.

Estou convencido de que, mudar a visão sobre si mesmo é o primeiro passo para se alcançar todo o sucesso de que deseja. O poder da autossugestão, alinhado ao poder da visualização sem duvida pode mudar a vida.

A motivação também deve ser diária… porque? simples! O ser humano por si só não pode se manter motivado o tempo todo, mas a motivação é essencial, pois ela é o tempero que liga a paixão à realização. Pelo menos nunca vi alguém alcançar algo desejado sem motivação.

Porem todos os dias recebemos uma dose de problemas e a tendencia natural é que esta motivação acabe com o tempo, dai a importância de sempre estar lendo livros, ouvindo áudios e participando de treinamentos

Em geral, se você possui uma visão estreita e pouco profunda de si mesmo, a motivação cai, dai a tendencia de suas crenças de capacidade e autoimagem caírem, o que te impedira de alcançar os resultados desejados. Uma dose de motivação diária é essencial… é como tomar banho; você toma logo de manha e porque toma a noite também? Simples… durante o dia você se suja, e da mesma forma você é bombardeado de problemas e negatividade!

Recomendo fortemente que diariamente ouça por pelo menos 30 minutos os audios de zig ziglar.

O sentido é que a motivação lhe dá o “quero” enquanto o treinamento lhe dá o “como”, e a combinação de ambos lhe permite produzir ideias criativas necessárias para você ser mais eficaz na realização dos seus sonhos.

#Sobre o Dinheiro e o Sucesso

Sucesso e dinheiro

Porque te digo, o sucesso tem mais a ver com o equilíbrio em todas as áreas da sua vida mais do que unicamente com o dinheiro. Porem todas as coisas que são mais importantes do que o dinheiro, não substituem o dinheiro.

Há que diga que o dinheiro não da felicidade… e isto eu concordo. Pois a felicidade está na área espiritual.. Porem não nega o fato de que ele te trás conforto… você pode viajar de ônibus e feliz, mas quem vai de avião vai mais rápido e mais confortável, isto é um fato.

Você não pode ir na farmácia com um quilo de amor para comprar medicamentos, ou ir com sua espiritualidade no aeroporto e troca-la por uma passagem aérea. Em muitos dos casos estas pessoas que dizem que não é importante, muita das vezes trabalham o dia inteiro ou ate trabalham em dois empregos para conquistar aquilo que em suas cabeças não é importante. E por esta maneira é necessário mudar suas crenças limitantes sobre o dinheiro.

Mas não dispensa o fato de que conquistar o sucesso financeiro é um dos maiores pilares capazes de sustentar as outras áreas: você pode ter uma melhor saúde, pode doar mais e ajudar mais pessoas, pode ter mais liberdade, pode pagar os melhores meios de aprendizado, pode sair mais com a família…

O dinheiro não é o mal do mundo; isto porque ira depender o que você faz com ele e o que você faz para conquista-lo.

#Sobre Relacionamentos

relacionamento de sucesso

Certamente os relacionamentos tem impacto direto em nossas vidas, e quando o assunto é ter sucesso, é notável que não se pode atingir o sucesso pleno através de relacionamentos desastrosos. Não apenas familiar, mas relacionamentos em geral…

A regra geral simplesmente é: faça com que as pessoas se sintam realmente importantes ao seu lado. As pessoas só criarão laços de afinidade com pessoas que lhes agregam, e lideres são mestres nisto, e de certa forma todos, devem desenvolver características de liderança.

Você só alcançara o que deseja quando ajudar um numero suficiente de pessoas a alcançarem o que elas desejam, e isto é um fato.

#Sobre Metas e Objetivos de Vida

Metas e objetivos de sucesso

Duas dicas importantes que você precisa se ater:

Compartilhe livremente as metas de renúncia: metas como parar de fumar, fazer exercícios, deixar de usar palavras chulas… de certo você descobrira que a maioria das pessoas irão te apoiar, o que aumenta sua convicção e senso de compromisso por não querer desapontar a si mesmo e muito menos as pessoas com quem compartilhou.

Seja seletivo ao compartilhar metas ambiciosas: você precisara ter bastante cuidado com quem comentar suas metas ambiciosas, sonhos e aspirações… Simples; muitas pessoas estão presas a muitos embaraços de uma vida medíocre e estão prontas para criticar e qualquer que sejam as pessoas que ousam pensar fora da “caixinha” e seguir um rumo diferente ditado pela sociedade, e lhe digo, isto não está isento até mesmo de pessoas com quem convive.

Para não estender muito este tópico sobre estabelecimento de metas sugiro que leia este post: como estabelecer metas e objetivos alinhadas com sua missão de vida 

#Sobre o Compromisso

compromisso e sucesso

O compromisso consigo mesmo deve ser o primeiro passo para ao atingimento de seus objetivos. Isto porque quando você assume um compromisso consigo mesmo, e surge um problema inevitável, você procura uma solução. Sem compromisso, certamente você escolhe o caminho mais fácil, que é o de fugir do problema. Em ambos os casos você poderá encontrar –  e provavelmente encontrara – exatamente o que procura.

É simples de entender: desistir parece algo sempre logico quando se está cheio de dúvidas sobre si mesmos e não assumiram o compromisso.

Posso dar um conselho que se aplicado a sua vida ira diferenciar uma vida de sucesso de uma vida de fracassos… jamais abra exceções.

Deixe ser mais claro: se você assumiu o compromisso de nos próximos 2 anos acordar as 6 horas da manhã para fazer caminhada, cumpra todos os dias mesmo que tenha ido para cama as 3 horas da manhã…

2 razoes:

  • Se quebrar este compromisso por pelo menos 1 vez, certamente abrira espaço para novas casualidades por mais que você diga que é só desta vez; a verdade é que nunca é.
  • Se não honrar seu compromisso, você se sentira mal consigo. Mesmo que abdicar deste compromisso possa ter lhe dado um prazer temporário, é mais provável que se sinta muito mais forte e confiante após cumpri-lo, o que te dá mais convicção em relação a si mesmo.

Razoes para ser comprometido:

  • Você alcança seus objetivos
  • Você se torna mais confiante e capaz
  • As pessoas passam a confiar mais em você

 

#Sobre Competência

Competência e sucesso

Você nunca chegara em um lugar muito longe se não tem foco e vive a partir de generalidade…. Sendo claro: Tentar fazer tudo de uma única vez.

Gosto de uma frase que um velho amigo diz:

Não seja igual a um pato: anda, nada e voa; mas não faz nada direito…

Certamente você deve ter muitas qualidades, e que você tem vontade de desenvolve-las… que tal então estabelecer metas para um objetivo por vez… isto faz com que você concentre suas energias em algo definido e consequentemente, termine mais rápido, podendo fazer outras coisas…

Outra dica: se você quer desenvolver mais de uma habilidade durante seu dia, separe em blocos de tempo de 2 horas e concentre-se ao máximo durante este período de tempo… relaxe por alguns minutos e parta para a próxima tarefa.

Infelizmente uma grande maioria das pessoas vão para o trabalho todos os dias porque foi o que fez na véspera. E se esta é a única razão para ir trabalhar, a probabilidade é que você vá trabalhar hoje e faça pouco ou nada melhor do que ontem.

O triste é saber que muitas pessoas que trabalham cinco anos numa empresa, não tem cinco anos de experiência. Tem cinco vezes 1 ano de experiência e nenhum plano especifico para fazer coisa alguma no ano seguinte, exceto repetir o que já fez este ano.

Certamente você não poderá fazer somente aquilo que gosta, mas pode aprender a gostar daquilo que faz. Principalmente se isto convêm.

Quando você faz as coisas que deve, quando deve, chegara o tempo em que poderá fazer as coisas que quer, quando quiser.

A chave é, mude a rota, mas jamais sua decisão. Simplesmente existem certas coisas que estão fora de nosso controle, como mudanças de mercado, inflações, taxas de juros, estações… mas podemos assumir o compromisso com nos mesmo de alcançar este objetivo…

#Sobre a Dor e o Crescimento

Esforço e sucesso

Há dor em todo processo de mudança.

O psicólogo John Leddo diz que a dor é temporária ao passo que o crescimento é permanente… e acrescenta: Deus poderia remover instantaneamente a dor, mas que o preço seria privar-nos de um crescimento que dura para sempre e que nenhum pai amoroso faria isto.

Podemos dizer que a dor nunca é agradável, mas que é frequentemente proveitosa.  Sempre dependera de seu ponto de vista. Não é apenas um clichê, você realmente pode aprender muito com as dificuldades

#Sobre o Perdão

Perdão e sucesso

Aquele que não pode perdoar os outros destrói a ponte sobre a qual ele também terá de passar.

Alpinistas não carregam tijolos em suas mochilas, e sugiro que se deseja alcançar o topo da montanha, deve deixar o ódio e ressentimento de lado… pode não ser tão simples porem é necessário.

A maneira mais fácil, se você sente magoa de alguém ou de algo, é desabafar escrevendo em uma folha tudo aquilo que está sentindo, toda raiva (pode xinga-la no papel se for preciso)… o ideal é que descarregue sua raiva…

Logo escreva… “é ruim o que você me fez, mas eu o perdoo”… depois pegue esta folha de papel e queime-a… Entenda, você pode não ser culpada de algo mas na maioria das vezes é responsável em parte das coisas que lhe acontecem especialmente quando se trata de relacionamentos. Tente identificar em qual parte você falhou e corrija.

#Sobre a Felicidade

Felicidade e sucesso

Não existe um caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho.  Mahatma Gandhi

Muitas pessoas acreditam sinceramente que terão felicidade quando tiverem a casa própria -mas não serão. Depois acreditam que serão felizes quando conseguirem mobiliá-la- mas não serão. Em seguida quando conseguirem liquidar a hipoteca- mas não serão. Quem sabe então quando comprar a próxima casa à beira da praia. Ou quando fizer a viagem ao Havaí, ou conquistar o carro… ou… ou…ou. Tampouco serão. A razão é simples: não faz a mínima diferença aonde você vai, pois você será a mesma pessoa quando chegar lá – insatisfeita e ingrata pelo que tem. E tampouco faz diferença o que tem, porque sempre existem mais coisas a querer.

Até que você se sinta feliz com o que é, nunca será feliz por causa das coisas que tem…

Pager disse certa vez em um artigo na Reader’s quando estabeleceu a diferença entre prazer e felicidade. Divertimento é o que experienciamos durante um ato, felicidade é o que experimentamos depois do ato… Ir ao parque, ao cinema ou ao estádio ver seu time jogar são diversões (de fato ajudam a relaxar e devem fazer parte da vida) porem os seus efeitos terminam quando o ato de divertimento acaba.

Mas felicidade é uma atitude que você escolhe viver, um estilo de vida… e não se engane, viver sorrindo não quer dizer felicidade… talvez uma pessoa séria possa estar explodindo de alegria e satisfação interiormente, seus olhos brilham quando enxergam o futuro, e seus atos no presente mostram sua determinação… diria eu que esta reação expressa felicidade.

O ser humano só se sente feliz  quando esta engajado em algo em que vê valor, em que se sente realizado… e a alegria é um resultado (momento) da realização destes projetos ou objetivos…

#Sobre a Liberdade

Liberdade e Sucesso

É minha firme convicção de que nenhum homem perde a liberdade, exceto através de suas próprias fraquezas. Mahatma Ghandi

Quer mais clareza? Você é livre, exceto quando possui vícios, manias, maus hábitos que te aprisionam e medos que te limitam de agir…. Quer ser livre? Livre-se deles. Como? Aja e faça exatamente o que tem medo de fazer.

A culpa também é um dos maiores inibidores de sua liberdade; isto porque sabemos que somos culpados mesmo que ninguém saiba. Existe um ditado que eu concordo plenamente: “Você está tão doente quanto os seus segredos”. Simplesmente conte a verdade sempre, por mais que isto possa te trazer alguma dor no presente, você terá uma satisfação muito maior a longo prazo: a sua liberdade.

Porque estou falando sobre valores e princípios? Porque a menos que você se firme em princípios corretos, nunca terá a chance de alcançar um destino promissor e satisfatório. Como se pode perceber, o sucesso é adotado por uma serie de princípios inseparáveis. Para ilustrar melhor, vamos tomar como exemplo que você é honesto, e certamente você não é somente honesto no trabalho, você é honesto em todos os lugares… da mesma forma se você desenvolve sua disciplina, você se torna disciplinado em todas as áreas de sua vida.

O marinheiro tem a liberdade dos mares apenas quando se torna escravo da bússola, caso contrário ele pode velejar em círculos. Da mesma forma um trem, que sai para fora dos trilhos, não se pode prever aonde irá parar, mas o mais provável é que acabe em tragédia.

O homem se comporta de modo muito parecido. A liberdade só surge através da disciplina, fundamentada em imperativos morais, com objetivos claros, e metas alinhadas a sua missão de vida, isto torna-se um estilo de vida

 

Você sera um sucesso a partir de quando viver a partir de suas possibilidades e não segundo suas limitações.

E respondendo mais uma pergunta, não, você não precisa ser famoso para se considerar uma pessoa de sucesso, porem você deve se esforçar, e dar o seu máximo para impactar positivamente a maior quantidade de pessoas com o que puder. Fazer a diferença na vida das pessoas, com recursos e talentos de que possui agora buscando sempre evoluir para ampliar este leque de pessoas pela qual influenciar.

Eu vou ficando por aqui…

Sempre gosto de oferecer algo que possa agregar mais valor ainda a sua vida no fim dos artigos… Faça o download do e-book Grátis logo abaixo… Tenho certeza que sera essencial o conteúdo que ira descobrir nele:

autossugestão

Certamente ha muitas outras perguntas circulando em sua mente, porem posso garantir que se esforçar todos os dias a ler um pouco destes artigos, aplicar tudo o que aprender, ouvir os áudios, participar dos treinamentos e ler os livros que sugiro, não restam duvidas, sua vida sera melhor,  e em pouco tempo você poderá definir o sucesso em seus próprios termos, alcançá-lo por suas próprias regras, e construir uma vida que você se orgulhe de viver.

Eu nem vou arriscar a dizer que este conteúdo que você leu é essencial para a vida das pessoas… então não exite em compartilhar com as pessoas que você conhece e que ama… certamente poderá ser um impacto grandioso na vida delas… Lembre-se que você alcança o sucesso ajudando outras pessoas a alcança-lo…

Um forte abraço!

Yuri Sander

Construa Valores que Constroem…

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *