Segredos Para Melhorar a Memorização e Concentração Sem Esforço

Olá, meu amigo

Seja muito Bem-Vindo a mais um Post sobre Desenvolvimento Pessoal…

E hoje trago uma novidade incrível para você. Talvez ainda não saiba, mas quando terminar de ler este artigo você estará apto a memorizar e gravar tudo o que você aprender por muito mais tempo do que é capaz de memorizar agora. Além disso vou te passar um passo a passo infalível para conseguir maior concentração em tudo o que começar a fazer…

Em outros posts indiquei a leitura de alguns bons livros e cursos sobre temas específicos como desenvolvimento pessoal, Mentalidade Milionária, Liderança, Empreendedorismo e Finanças – se você não viu, logo ao fim deste artigo irei deixar alguns links disponíveis para você acessar…

E como já era de se esperar, vi a necessidade de compartilhar com você alguns segredos que aprendi em um Treinamento do Renato Alves.

Você descobrira os 5 segredos conseguir maior memorização e concentração…

No momento que terminar a leitura deste artigo você vai descobrir algumas das maiores técnicas usadas pelas pessoas que aprenderam a dominar a arte da memorização e da concentração focada….

Vi a necessidade de compartilhar com você esta informação pelo fato de indicar bastante material de estudo em forma de livros e cursos, e certamente você deseja guardar o máximo de informações a fim de galgar maiores resultados, certo?

Está pronto? Então vamos lá…

Primeiramente gostaria de que me respondesse uma pergunta:

Você sabe estudar?

Se você respondeu “sim” me responda a segunda pergunta:

Como se estuda?

Afinal, as pessoas consideradas verdadeiras genias, sabem estudar, sabem memorizar mas não conseguem explicar como fazer isto com eficiência. Ha ainda quem diga:  _ Estude e você saberá…” porem sabemos que não é tao simples assim…

Você está se perguntando agora… o que deve ser estes segredos afinal? Como posso conseguir memorizar algo por 30, 60,90 dias, 1, 2, 5 anos… se mal consigo lembrar o que eu comi no almoço?

Segredos da memorização

Vamos lá!

Vou começar contando uma história que talvez não seja diferente da sua…. Quando eu estudava, eu era um garoto muito esforçado e estudioso, sempre gostei de aprender e sempre buscava conhecimento para mim… me sentia realmente um gênio, e de fato eu conseguia me superar, afinal, eu só estudava então era quase que minha obrigação lembrar das coisas… porém, o tempo foi passando, eu comecei a trabalhar, ocupei meu tempo aprendendo a tocar um instrumento, comecei a fazer cursos no final de semana e…. isso mesmo… E agora? Como que vou fazer para gravar tudo isto?

Duvida - memorização e concentração

Agora você está me entendendo o que estou querendo dizer… O mundo de hoje é um emaranhado de informações, e como eu posso realmente aprender alguma coisa se a todo momento estou recebendo um turbilhão de informações totalmente desordenadas? Como ter foco mesmo em um mundo cheio de “possibilidades”?

 

Como gravar as coisas por muito tempo sem precisar ter que ficar lendo e relendo o que eu já estudei, parar de perder meu tempo com o que não é importante e me concentrar no que realmente importa, estudar algo e realmente dominar aquele assunto?

A primeira coisa que você deve saber é que a memória grava qualquer coisa que nós desejamos, porem ela deve ser estimulada. Qualquer pessoa tem essa capacidade…. Não existe pessoa com memória fraca e pessoa com memoria boa… existem pessoas que sabem usar a memória e outras que não sabem usa-la.

E estes estímulos são aguçados através da quantidade de perguntas que fazemos a ela… Existem perguntas “certas” que podemos fazer a nós mesmos para memorizarmos por mais tempo o que aprendemos. E estas perguntas acabam se tornando chave para conseguir memorizar o que você deseja.

quais sao os segredos da memorização e concentração

Porem antes de falarmos de memorização precisamos falar de concentração pois é primordial para que possamos memorizar aquilo de que estamos precisando.

Preparado?

Concentração

segredos da concentração

Primeiramente preciso fazer um teste com você, para saber se você é uma pessoa concentrada ou não, aceita o desafio?

Eu quero que você olhe para esta imagem logo abaixo e descubra quais as 5 figuras que existem nesta mesma imagem:

Descobriu?

Se sim, deixa o seu comentário no final do artigo…

Agora você chegou no ponto em que eu desejava. Acabei de provar para você mesmo que você tem concentração… você não pensou no que tem que fazer amanhã, no que tem que fazer hoje, no que aconteceu ontem… enfim, você se concentrou a encontrar a solução do problema que te foi proposto.

Para falar de concentração precisamos analisar dois pontos: a concentração e a distração. Afinal quem é distraído e quem é concentrado. A verdade é que não existe uma pessoa distraída ou uma pessoa concentrada pois ambas as definições não são um estado de “ser” e sim de “estar”.

Imagine agora que um gato esteja concentrado em um pássaro que está sobre o muro. Se analisarmos friamente o pássaro esta distraído, mas pode ser que ele esteja concentrado em uma formiga. Este também é o velho problema da mulher que reclama do marido de não a ouvir direito por estar sempre distraído, mas na verdade ele pode estar muito mais concentrado do que ela pensa, porem no foco errado, como por exemplo na TV.

Distração é o excesso de pensamentos, que por sua vez não é de todo um mal, pois ela é um reflexo de potência do cérebro humano, a capacidade de pensar múltiplas coisas ao mesmo tempo… porem, você não pode se dar ao luxo de ser uma pessoa distraída sempre, pois geralmente pessoas muito distraídas começam muitas coisas… mas não terminam nenhuma.

Por sua vez a concentração é pensar exatamente no que se está fazendo, ou seja um único pensamento na cabeça por vez.

Primeiramente antes de começar a ler algum bom livro ou estudar algo se pergunte:

  1. O local permite que eu me concentre?
Elimine os focos como Facebook, WhatsApp entre outros
  1. A luz do ambiente é ideal?
Talvez você não saiba, mas a luz pode influenciar diretamente em seu estado de concentração. Luz muito clara pode irritar e embaralhar suas vistas na hora da leitura. Obs: evite ler sob a luz amarela pois ela pode causar sonolência assim como a falta de luz pode dificultar seu estudo
  1. A postura é adequada para estudar?
Elimine o conforto. Pode parecer engraçado dizer isto, mas a verdade é que quanto mais confortável estiver menos será sua vontade de continuar aprendendo… experimente ler um livro deitado na sua cama para ver o que estou falando… você se concentra no conforto e acaba criando lapsos de memória que te fazem esquecer até do último parágrafo lido.

DICA: quer perder o sono ao ler um livro, experimente lê-lo de pé em voz alta durante alguns minutos

  1. Estou fisicamente bem para estudar?
Entenda, nada vai adiantar querer se concentrar em algo se você não tem um boa noite de sono, uma boa alimentação, praticar algum exercício físico… o seu corpo deve estar bem.

Dica Importante

Por difícil que pareça ser, a primeira coisa que você deve fazer é pensar no estudo, seja na leitura do livro ou fazer o curso, como algo extraordinariamente bom e prazeroso. Estudos comprovam que a mente humana fica mais apta a receber informações que são de seu agrado. Se você pensar que estudar é uma “droga” seu cérebro se bloqueia.

Então primeiramente você precisa mudar a percepção do seu cérebro sobre o assunto a ser estudado. Crie um bom motivo para ler um livro:

qual o seu motivo para ler- concentração e memorização

Você estará mentindo para você que está lendo um livro sobre mentalidade milionária só porque quer se tornar uma pessoa mais sabia…. Você lê este tipo de livro porque quer se tornar um, certo?

 

Estou lendo este livro por exemplo para solucionar um problema financeiro da minha empresa. Fique atento aos benefícios que ele vai te trazer.

 

Auto Diagnostico

As vezes quando estamos lendo nós achamos perdidos em meio a própria leitura. Digo isto porque assim como acredito que já aconteceu com você aconteceu muito comigo. Quando se deparar com tal situação pergunte-se:

  • Porque estou distraído?
  • Gosto do que faço?
  • Virou rotina?
  • Estou motivado?
  • Estou fisicamente bem?

Por mais difícil que pareça ser, a técnica mais simples que você pode aplicar para conseguir uma melhor concentração é parar de pensar nas outras coisas e pensar só no que está fazendo no agora.

Deixe eu contar uma pequena história que ilustra bem isto…

Havia um homem que estava passando por muitos problemas e não conseguia se concentrar em nada além dos problemas…. Resolveu procurar o sábio daquela cidade que morava em uma casinha no alto de uma montanha. Ao chegar lá, cansado, encontrou o velho sábio meditando em uma solene paz. Este homem mal conseguia entender como aquele sábio conseguia não pensar em problemas mesmo em um mundo tão cheio de preocupações. Perguntou o sábio:

– O que lhe traz aqui meu bom homem?

– Sei que você é o sábio da cidade, estou com a cabeça cheia de problemas e não consigo pensar em mais nada…. Pode me dar uma solução para meu problema?

– Sim, claro… disse o sábio. Quero que volte para sua casa e não pense em macacos por 5 dias, após passarem estes 5 dias volte aqui.

– O homem se questionou: não pensar em macacos? Como assim?

– Isto mesmo retrucou o sábio… vá para casa e não pense em macacos.

No primeiro dia o homem só conseguia pensar em macacos, no segundo também, no terceiro já estava comendo bananas, no quarto subindo em arvores e no quinto guinchando.

 

Entende agora porque a concentração está ligada ao foco em que damos as coisas? Preste muita atenção no que você anda pensando. Isto acontece muito com estudantes que estão prestes a fazer alguma prova… eles só se preocupam com o dia da prova, que sera difícil, que não tem tempo de estudar… Foco na direção errada.

Alem disto,  existem coisas na nossa vida que nos levam a criar hábitos. Hábitos estes que tiram a nossa concentração e você precisa se conscientizar deles. Um dos principais são:

  • Sexo
  • Dinheiro
  • Comida
  • Relacionamentos
  • Musica
  • Televisão

Quando você pensa no que está fazendo você cria lapsos de consciência, e esta por sua vez quando acionado por uma ação pode mudar a sua vida. Quer um exemplo?

Se você tem o costume de roer as unhas e logo se dá conta disto, você se conscientiza e basta a sua determinação para parar naquele dia, e isso no próximo dia, na próxima semana até que você está totalmente livre deste habito.

 

Memorização

segredos para memorização

Agora que você já conhece alguns segredos de como se concentrar, estou pronto para te revelar as técnicas de memorização que te farão alcançar melhores resultados a partir de hoje.

Primeiramente quero te passar alguns dos hábitos que você pode adicionar em sua vida para melhorar o seu poder de memorização em até 10 vezes comprovado cientificamente através de estudos minuciosos feito nas maiores universidades dos EUA.

5 Hábitos dos campeões de Memorização:

  • Fazer atividade física 3 vezes por semana por 30 pelo menos minutos
  • Alimentação saudável
  • Beber pelo menos 2 litros de água diariamente
  • Dormir de 6 a 8 horas por dia
  • Exercitar a memória através de palavras cruzadas ou redação

Principais Inimigos da Memoria

  • Estresse
  • Ansiedade
  • Preocupação
  • Medo
  • Depressão

Tipos de Memoria

Memória Curta:

Coisas de que você não tem interesse.

Memoria intermediaria:

Coisas de que você gosta e associa.

Memória de Longa Duração:

Coisas que você repete.

Posso te dar agora um exemplo e uma dica que pode ser extremamente importante para sua vida. Você se lembra de alguma vez perguntar o nome de alguma pessoa e 2 minutos depois se esquecer? Se sim, não se sinta envergonhado pois posso garantir que quase todos já passaram por esta situação. Isto se dá ao fato de que o nome desta pessoa não foi considerado no momento algo relevante para a sua vida, porem lá vai uma dica mais que especial para conseguir gravar o nome das pessoas com maior facilidade:

  • Associe o nome desta pessoa a alguém que você já conheça
  • Repita pelo menos 6 vezes o nome dela, durante uma conversa com ela ou para si mesmo.

Os Segredos dos Gênios

Os segredos da memorização e da concentração

Você vai adorar estas dicas e após descobri-las e coloca-las em pratica vai perceber uma melhora em seus resultados aumentarem progressivamente…. Vamos lá?

Segredo 1 – Programe o seu Cérebro

Como vimos acima, o primeiro passo é programar o seu cérebro para receber a informação, e a melhor forma de fazer, isto é, se concentrar no resultado que você busca. Se está estudando um livro sobre riqueza, imagine-se milionário só por adquirir estes conhecimentos. Se está fazendo um curso de empreendedorismo, pense em como a sua empresa poderá alcançar resultados tremendos após você começar a aplicar os conceitos aprendidos.

Segredo 2 – Organize-se

Determine uma meta de estudo diário para você. Separe um pequeno tempo do seu dia para absorver conhecimento. Crie um habito de ler. Se você lê em média 20 páginas por dia – o que pode levar cerca de 30 minutos – ao final de um ano – seguindo os critérios do padrão editorial de número de páginas – você terá lido em média 50 livros em um ano. Porem se você não possui este habito, comece com 10 páginas, 5 páginas, não importa, o importante é manter este habito de estar sempre estimulando sua memória através de absorção de informações.

Segredo 3 – Estudo Concentrado

– Passo 1:

Primeira Leitura: abra o livro e leia pequenos trechos e tópicos, veja gráficos, imagens apenas para perceber o que vem a frente nas próximas páginas que você pretende ler. Logo após, feche o livro e pense em tudo o que viu e tente absorver os pontos importantes do que leu.

– Passo 2:

Segunda Leitura: Você lê com atenção pensando no que viu anteriormente.

  • Olhe com atenção para as palavras
  • Imagine personagens, local se caso for um livro que permita isto (Talvez você não saiba, mas a memória visual é tão forte que você pode gravar certa informação durante anos com este método)
  • Mentalize e associe datas e números – (associe números a algo que você já conhece, por exemplo o número da sua casa)

Segredo 4 – Estudo Associativo

Veja só… o ser humano tende a lembrar melhor de fatos que marcam a vida dele. Quer um exemplo? Você se lembra de quando era criança? Quais foram os momentos que você se lembrou agora? De algum momento bom? De algum momento ruim? Veja como isso é incrível, mesmo depois de tanto tempo você se lembra quase que com precisão de fatos que marcaram sua infância.

Quer outro exemplo? O Titanic… a quanto tempo você viu este filme? A uma semana? Um mês? Um ano? E tenho certeza que saberia descrever o filme em cada cena…

O que você estava fazendo no dia 7 de outubro de 2016? Não se lembra? Mas me diga, o que você estava fazendo na manhã do dia 11 de setembro de 2001? Lembrou?

O que eu quero dizer é que uma das maneiras mais eficazes memorizar algo é associando-o a uma dor ou a um prazer. Tente associar o que você está estudando a um prazer que você sente… Exemplo: Vou estudar sobre mecânica pois amo carros e quero me tornar um engenheiro, ter a minha empresa, ser rico e comprar o carro dos meus sonhos…

Segredo 5 – Faça Exercícios de Fixação

Aqui mora um dos grandes segredos para uma melhor memorização. Estes exercícios que eu irei propor para você pode torna-lo capaz de reter até 70% do que aprender por um período de 90 dias. Então vamos lá.

Exercício 1: Após estudar, separe 5 minutos de seu tempo e faça perguntas a si mesmo sobre o que estudou:

  • Sobre o que eu estudei?
  • Quais os Pontos mais importantes?
  • Quais são os tópicos?
  • O que eu aprendi?
  • O que faria se tivesse de explicar isto para uma outra pessoa? Eu saberia?

Perguntas deste tipo e perguntas mais especificas sobre o tema que você estudou e que de fato são importantes para você.

Exercício 2: Escreva em um pequeno pedaço de papel (máximo a metade de uma folha A4) um banco de palavras-chaves ou tópicos importantes e guarde-o, então revise-o a cada 15 ou 30 dias.

Exercício 3: Crie mapas mentais. Esta técnica esta entre uma das mais simples e eficazes para se memorizar aquilo que deseja. Apos separar em tópicos os assuntos de maior importância, você pode imaginar cada ponto principal em uma bola com um texto dentro… para diferenciar estes tópicos associe estas bolas a cores diferentes… se necessário use pontos secundários a este tópico associando-os a bolas menores.

Tecnicas de memorização e concentração

Agora sim, você deve estar pensando bem, será que isso funciona para mim? E eu posso afirmar que SIM! Estes segredos vão começar a surtir efeito à medida que colocar em pratica assim como aconteceu comigo.

Bem, estas são apenas algumas das ferramentas e técnicas para memorização. Existe um treinamento avançado criado pelo professor e pesquisador cognitivo Renato Alves, campeão brasileiro de memória, e que você pode ter acesso a todas as técnicas mais avançadas.

 

Imagine agora como serão seus resultados apenas colocando em pratica estas dicas? E se você optou em realizar o curso avançado posso garantir que alcançara resultados ainda maiores.

Você acaba de receber um material exclusivo em primeira mão e espero que aproveite bastante. Quanto mais se aprofundar nestas técnicas mais você começara a sentir os resultados positivos, e começara a descobrir porque as pessoas com maior capacidade de memorização e concentração possuem até 7x mais chance de alcançar maiores resultados na vida do que as pessoas que não possuem esse conhecimento.

Espero ter sido claro em todo o decorrer deste nosso assunto, e ainda melhor, que tenha aprendido bastante. E se você pôde usufruir deste conteúdo acredito que os seus amigos, parentes e conhecidos também poderão. Então compartilha este artigo com eles que certamente eles ficarão muito gratos por você estar agregando valor a vida deles…. Clica nos botões de compartilhamento logo acima e aproveite para ler sobre outros assuntos.

O que Achou dos  5 segredos para ter maior memorização e concentração?Deixa seu comentário, ficarei feliz em responder a cada um…

Ah! No início deste Post prometi deixar os links dos posts sobre os livros e cursos então clica logo abaixo e aproveita:

Um Forte Abraço

Yuri Sander

Construa Valores que Constroem…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *