Descubra 11 Dicas de Como Falar em Publico de Maneira Irresistível

como se tornar um líder irresistivel

Olá seja muito bem-vindo a este artigo…

Quero te conduzir hoje a se tornar um expert em comunicação e principalmente, a vencer todos os seus medos de falar em público, fazer discursos convincentes e conseguir influenciar as pessoas de forma que consiga muitos seguidores e admiradores.

Falar bem é uma das regras essenciais para se tornar uma pessoa influente… e necessariamente um líder deve dominar esta arte para poder sustentar o seu poder de influência nas pessoas.

Aqui você não só descobrira as 11 Dicas Essenciais para Falar bem e fazer discursos irresistíveis que todos queiram ouvir, mas também aprendera como coloca-los em pratica no seu dia a dia…

Imagine agora você dominando estas técnicas e poder prender a atenção de qualquer pessoa aonde quer que esteja…

Veja como será maravilhoso para você, conseguir dominar o “medo” de falar para muitas pessoas, e conseguir a concordância delas; e melhor… a admiração delas.

Você vai adorar o que vou te revelar neste artigo. Resista mais um pouco aqui e eu vou te mostrar alguns dos maiores segredos para manter uma conversa irresistível e dominar esta arte que pode te abrir as portas para muitas oportunidades…

Primeiramente o que você tem que entender é que o medo de falar para muitas pessoas é normal, porém, este nervosismo sairá à medida que você começar a falar, contanto que esteja preparado…

E é exatamente isto que você irá aprender agora…. Vou te passar algumas técnicas que você poderá adapta-las ao seu discurso e obter êxito até em suas conversas.

Preparado?

Então vamos nessa…

Regra 1: Conteúdo

Como preparar um conteúdo para falar em publico

Prepare o seu conteúdo da melhor maneira possível… as pessoas valorizam o tempo que ela tem e o seu conteúdo deve chamar tanta a atenção quanto o seu tema… evite coisas obvias demais e se mostre-se perito no assunto…

O que deve conter em um discurso?

Você já prestou atenção que os melhores palestrantes seguem um determinado roteiro, seja mentalmente ou através de slides?

Isto não é uma coincidência; eu vou lhe mostrar exatamente os passos para criar um conteúdo de excelência, e que você deve seguir para ganhar a o seu publico e ainda ao final ser elogiado pelo belo discurso…

Preparado?

Passo 1: Prenda a atenção de seu publico logo no inicio do discurso

  • Diga ao seu publico o que você ira falar, os tópicos principais;
  • estes tópicos devem chamar a atenção do publico;
  • Faça promessas que só podem ser entregues para quem prestar bastante atenção;

Passo 2: Introduza um problema com uma historia

  • Historia de um problema
  • historia de alguém conhecido
  • historia real ou fictícia
  • Fique a vontade para destacar vários problemas se possível

Passo 3: Fale dos benefícios da solução do problema

  • Explique como elas irão resolver estes problemas
  • Faça o uso de imagens mentais através de ilustrações e historias

Passo 4: Liste os pontos de como resolver o problema

  • Qual ação deve ser tomada

Passo 5: Conclua com expertise

  • Resolva a dificuldade
  • motive sua plateia a agir
  • solicite uma ação especifica para resolver o problema

Quanto mais você lê este artigo mais você se sente seguro em relação a como lidar na próxima vez que for fazer algum discurso ou apresentação… e o melhor, ainda estamos na primeira regra. Certamente se saísse daqui apenas com estas informações você já melhoraria exponencialmente sua maneira de encarrar o publico… mas, você ira sair daqui um Expert no assunto, então vamos prosseguir…

Regra 2: Cuide da Sua Aparência

Cuidar da aparência para falar em publico

Você deve se vestir bem adequadamente ao momento e ao seu públicovocê deve se parecer com o seu público… afinal de contas, seria cômico você ir para uma praia de terno e gravata não é verdade. da mesma forma, quando se trata de um publico de empresarios, vista-se como um empresario; se você faz stand up, da mesma forma, vista-se como o seu publico de forma mais informal.

Se você está na praia, use a sua melhor roupa de praia, se está em um casamento, use a sua melhor roupa formal…. As pessoas compram primeiramente a sua imagem, você sabe muito bem disto.

 

Regra 3: Postura

Mantenha uma boa Postura Para falar em publico

Sua postura é um dos ingredientes essenciais na hora de falar, pois ela comunica o seu sentimento…. Isto não só criara entusiasmo em você, como também será transmitido aos outros…

É a famosa linguagem corporal, e saiba, que segundo pesquisas, ela é responsável por mais de 80% da sua comunicação:

Dicas Importantes:

  • Mantenha uma postura ereta: isto transmite firmeza e confiança
  • Mantenha os ombros abertos e peito levemente erguido
  • Mantenha sua cabeça erguida ao falar

Dicas Especiais:

  • Flexione o seu cotovelo como na imagem ao lado sempre que for falar
  • Posição de base das mãos: Gesticule lentamente e de forma ordenada suas mãos enquanto fala… isto passa segurança e confiança
  • Mostre sempre as palmas das mãos com os dedos juntos: isto passa confiança para quem está te ouvindo

Assista o vídeo abaixo sobre linguagem corporal que será muito importante até mesmo para seu desenvolvimento pessoal…. Vamos lá, assista antes de continuarmos..

 

Regra 4: Carisma

Tenha carisma aos falar em publico

Fale sempre sorrindo e de forma entusiasmada… “Quebre o gelo” iniciando com um comentário engraçado para descontrair seu público. Carisma é a primeira boa impressão que você vai causar no seu público… e a melhor forma de ser uma pessoa carismática é sorrindo…

Para ganhar a simpatia de seu publico faça um elogio assim que entrar… nunca diga ao seu publico que ele parece desmotivado… diga a eles como eles estão lindos e parecem alegres; isto ira gerar esta reação como consequência.

Atenção: sorria abertamente, isto mesmo… mostre os dentes… um sorriso fechado é um sorriso tímido, e timidez é a última coisa que você pode querer ao falar para muitas pessoas…

 

Regra 5: Seja Seguro do Que Fala

Esteja seguro das suas palavras ao falar em publico

Fale com propriedade de assunto. Você deve dominar o seu tema, as pessoas não estão ali para ouvir um amador ou alguém que saiba menos do que elas sobre o assunto, portanto, seja um perito no assunto que está passando…

Saiba quem é o seu público… Sempre fale o mais fácil e simples de entender….

  • Evite gírias.
  • Se as palavras fogem ao falar, uma dica importante é ler bastantes livros… você começara a habituar-se com as palavras.

Dica Importante: Elimine do seu vocabulário as expressões de concordância como por exemplo o uso do

  • Né?
  • Ok?
  • Tá?
  • Tudo bem?

Expressões como estas servem como “muletas”, necessidade da concordância de seu público… e isto pode passar uma mensagem negativa… as pessoas podem começar a se sentirem incomodadas com isto.

Se você mesmo não acreditar em si mesmo, como você espera que alguém acredite? Concorda comigo?

Outro ponto importante que provavelmente você já tenha passado e que vai se lembrar… ao continuar a falar sobre algo, vem aquele leve “branco” e automaticamente você solta aquele:

Eehhhhhhhh

Ou

Aaammmm

Já aconteceu isto com você? Eu me lembro quando isto aconteceu comigo, e sinceramente, chega a ser até engraçado não é mesmo?

Tenho uma dica bem simples para amenizar isto:

  • Tenha segurança do que está falando… isso gera confiança para as pessoas e provavelmente irão achar que você fez a pausa propositalmente.
  • Fique em silencio e olhe fixamente nos olhos das pessoas, isso vai gerar uma expectativa muito grande por parte delas e automaticamente irão prestar muito mais atenção em você.

OBS: Teste isto sempre que terminar uma frase ou tópico… fique em silencio por 2 a 5 segundos. Entenda, não ha nada de errado em um pouco de silencio, pelo contrario, é ainda melhor pois da tempo das pessoas absorverem a informação por completo.

  • Outra maneira de evitar isto é terminar por completo a frase.

 

Regra 6: Tom e Velocidade da Voz

Como falar em publico de forma irresistivel

A tua voz transmite teu sentimento. Se estiver falando de algo triste, fale de forma mais serena e suave… agora, se estiver falando de algo emocionante, fale com entusiasmo e alegria; fale com mais energia, erga a sua voz e dependendo da situação pode até gritar : )

Dica Importante: Para prender a atenção do público varie o ritmo da sua fala:

  • Fale alto depois baixo
  • Fale mais rápido e depois mais lento
  • Faça pausas e depois quebre o silencio
  • Pressione e depois alivie

Isto tornara seu discurso mais convincente, atrativo e agradável

Podemos dar uma pausa aqui para você assistir a este vídeo sobre como usar a comunicação e a sua voz de forma a encantar a quem esta escutando… você ira descobrir algumas técnicas muito boas neste videos de TED… clica no vídeo abaixo para assistir

Então, o que achou?

Muito bom, concorda?

Regra 7: Preparação

Prepare-se para falar em publico

A preparação é essencial para um bom discurso… separe em tópicos e saiba exatamente o que vai falar em seguida. Isto vai evitar constrangimentos e desconfortos, como os vícios de comunicação, a falta de dicção entre outros:

Dicas Importantes:

  • Estude bastante o tema e classifique-os em tópicos
  • Treine na frente do espelho, não interessa se vão te achar um doido, porque vão acredite em mim…
  • Grave seu discurso e depois ouça-o e analise os erros, os vícios, a dicção…

 

Regra 8: Conte Historias

Conte historias de forma irresistivel

A grande verdade é que não são apenas crianças que gostam de historias… todas as pessoas amam ouvir historias bem contadas. Embora eu tenha citado na Regra 1 como um dos passos para se elaborar um bom roteiro, ela é muito mais que isto… As histórias têm o poder de ilustrar muito bem as coisas, prendem a atenção das pessoas e ajudam a fixar a ideia que você está transmitindo.

Então, colecione historias e use-as de acordo com o seu tema…. Não precisa ser apenas provérbios… preste atenção nas coisas que acontecem com você, com a família, com as pessoas ao seu redor, e até com os animais… pode acreditar, até eles motivam histórias.

 

Regra 9: Interaja Com Seu Publico

Interaja com seu publico

Claro, não é porque você é o alvo de toda a atenção enquanto fala, que você não possa interagir com o seu publico… Para falar bem a verdade este é o melhor remédio para o medo na hora de falar em publico… Aja de forma espontânea como se fosse em uma conversa… Muita das vezes as pessoas “travam”, esquecem ou ate gaguejam porque estão preocupadas com o que os outros irão pensar dela caso ela erre; mas que fique uma pergunta bem simples… quando você esta conversando de forma espontânea com uma pessoa, você costuma errar? Acredito que não…

A interação gera participação e maior afinidade com seu público. Esta é uma ferramenta poderosa em uma comunicação pois ela acaba descontraindo seu público e gera a sensação de conversa. Elas acabam se sentindo valorizadas pois você quer a participação delas…. As pessoas simplesmente obedecem aos comandos como:

  • Vem comigo
  • Imagine comigo
  • Veja agora
  • Cutuca o seu vizinho aí e…
  • Pergunta quem está do seu lado aí…
  • Repita comigo
  • Levanta a mão agora quem…

Faça bom uso destes artifícios… é bem interessante.

Outro ponto importante é você falar diretamente para apenas uma pessoa… Como assim?

É muito comum, ao fazer um discurso, as pessoas usarem o pronome “Vocês”. E isto pode soar um pouco ruim para as pessoas. Simplesmente porque as pessoas querem ser valorizadas, se sentirem exclusivas, e por isto use sempre o VOCÊ:

  • Você vai aprender…
  • Você está acostumado a…

São detalhes que geralmente passam despercebidos mas que no final das contas, somam como critérios para uma boa apresentação.

 

Regra 10: Memorize e Crie Mapas Mentais

Crie mapas mentais para falar em publico

 

Para se evitar os famosos “brancos”, é interessante criar associações; isto  pode te ajudar muito.

O Primeiro Passo é estudar bastante o que você irá falar;

O Segundo Passo é separa os assuntos em tópicos e enumera-los;

O Terceiro Passo é associar estes números a uma imagem que lembre o tema principal do tópico;

Se você quer dominar a arte da memorização e da concentração, você ira descobrir alguns métodos muito eficazes, através de um post que eu escrevi especialmente falando sobre isto…

Para acessar este artigo você pode Clicar aqui! Aproveita

Eu espero você aqui para concluirmos o ultimo passo que sem duvidas é um dos mais importantes para uma comunicação influente e altamente persuasiva…

 

Regra 11: Aprenda os Comandos e Gatilhos Mentais

Ultilize os gatilhos mentais

Existem diversas técnicas de influência e persuasão chamadas de gatilhos mentais, que nada mais são do que um conjunto de técnicas que te ajudarão a desenvolver uma melhor comunicação para gerar curiosidade, autoridade, interesse e confiança nas pessoas

Este tema é bastante complexo e exige um estudo mais aprofundado e cursos mais avançados, mas o que você precisa saber é que é muito importante que você domine a arte da persuasão.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, persuasão é totalmente diferente de manipulação… a persuasão te ajuda através de técnicas, a convencer as pessoas de algo que é bom para elas mesma… você apenas estará conduzindo-a pelo caminho certo. Inclusive, quando você dominar as técnicas de persuasão,  estará se livrando de pessoas manipuladoras que querem te induzir a fazer algo de ruim para si mesmo ou a outrem.

Porem vou estar passando uma dica essencial para que você comece a aplicar em seus discursos, afim de melhorar sua comunicação e seu poder de influência sobre as pessoas… se você pretende convencer a sua plateia de que é sábio fazer o que você diz, use alguns dos apelos persuasivos como:

  • Apelo emocional
  • Apelo para o medo
  • Apelo para a vergonha
  • Apelo para a ambição
  • Apelo para a vaidade
  • Apelo para a facilidade

Enfim, poderia continuar falando durante horas sobre este tema, porem todas estas técnicas são ensinadas em cursos avançados… O que achou das 11 Dicas Para Falar Bem e Fazer Discursos Irresistíveis?  

Não para por aqui… como em todos os meus artigos eu não poderia deixar de indica-los a você alguns dos cursos que eu recomendo fortemente. Porem, antes disto tenho uma SURPRESA.

Oba! 🙂

Regra de Ouro: Rapport

Rapport?

Por acaso você já ouviu falar em rapport? Se nunca ouviu falar não é atoa, afinal é sem duvida a técnica secreta dos mestres da persuasão…

Rapport pode ser entendido como o estabelecimento de confiança, harmonia e cooperação em uma relação. Basicamente a definição é esta mas vamos as dicas praticas para se estabelecer uma conexão interpessoal com as pessoas.

“Primeiramente acompanhe as pessoas, e depois conduza”

Talvez soou um pouco estranho a frase acima, mas calma que você ira entender…

Chaves Universais do Rapport

  • Sorriso: é chave capaz de abrir portas e afastar a negatividade.
  • Otimismo: é capaz de transmitir segurança e consequentemente poder.
  • Paciência para ouvir: entenda de uma vez por todas, quando alguém esta falando, é porque simplesmente ela quer ser ouvida.
  • Tratar pelo nome: simplesmente é o som mais lindo que uma pessoa pode escutar de outra pessoa; o nome.

Técnica do espelhamento:

Movimentos Corporais: espelhe a postura que ele se encontra, repita os mesmos gestos e movimentos das mãos que o seu interlocutor fez ao se expressar.

Vocal: Iguale a tonalidade da voz (grave ou agudo), o volume, o ritmo, as pausas (Colocação e duração)

Vocabulário: use as palavras que ele/ela usa colocando ênfase aonde ele coloca

Técnica do Backtraking: Repita o que a pessoa disse desta maneira:

  • “Você está dizendo que…”
  • “Deixa eu ver se entendi…”
  • “Então quer dizer que…”

Esta técnica passa uma sensação para o seu interlocutor de estar sendo ouvida e entendida, reafirmando aquilo que ela disse e acredita.

Acompanhe a respiração: acredite esta é uma das técnicas de rapport mais eficazes… você acaba por sentir o que a pessoa está sentindo ao dizer algo somente por espelhar a respiração dela. Talvez você já saiba disto, mas o corpo também reage através de sua respiração… se você com a respiração ofegante seu corpo fica tenso e agitado, mas se respirar de forma serena o seu corpo se acalma… Incrível, concorda?

Expressões faciais: Levantar sobrancelhas, apertar os lábios, enrugar o nariz e concordar mexendo a cabeça enquanto a pessoa fala.

Estes são apenas algumas técnicas de rapport. Ressalto que, sempre faça o espelhamento de forma bastante sutil, para que a pessoa não ache que você esta imitando-a.

E outro fator primordial… primeiramente acompanhe para depois conduzir, ou seja, sempre acompanhe os movimentos e reações da pessoa, por isto é importante que esteja bastante atento a ela… Após estabelecido o rappot é possível que a pessoa comece a te espelhar também. É neste momento que ela começara a aceitar melhor as suas sugestões e opiniões.


Agora sim, acredito que você esteja muito mais preparado para conquistar as pessoas através de seus discursos ou ate mesmo em uma conversa pessoal. Com toda esta bagagem de conhecimento que te passei certamente você terá melhores resultados…

Bem, ai estão algumas excelentes técnicas para você começar a utilizar em seus discursos e em sua comunicação com as pessoas; e se você deseja se aprofundar mais no assunto posso te indicar um treinamento que fiz e que mudou completamente minha performance com as pessoas… tenho razões criveis que não sera diferente com você.

O curso Persuasão Extreme é o treinamento mais avançado da América latina em persuasão e influencia, dirigido por Edson Oliveira, Coach e International NLP – Master É um dos cursos mais indicados na minha opinião pelo nível de aprendizado que lhe é transmitido e principalmente por sua fácil aplicação pratica…

Para saber mais sobre os detalhes do treinamento Clique Aqui!

Eu sei que você está imaginando como será importante para você colocar as mãos nestas informações, e de fato é.… é comprovado que pessoas persuasivas conquistam maior sucesso na vida e certamente não será diferente com você…

Para te ajudar a descobrir algumas destas técnicas vou disponibilizar para você agora o e-book “ Como Detectar Mentiras e Enganos Através da Linguagem Corporal” de Steve Allen totalmente grátis… Garanta agora este material pois não sei até quando deixarei disponível…

Livro como detectar mentiras

Você acaba de adquirir um conteúdo realmente exclusivo para pessoas que desejam melhorar sua performance e principalmente para se tornar um líder eficaz e influente…. Poderia dizer a você que seus resultados irão aumentar drasticamente ao aplicar todas estas técnicas, mas estou certo de que você já sabe disto… uau! Estou até imaginando, mas prefiro que descubra por conta própria…

É isto ai!…

Acabei de compartilhar com você  as 11 Dicas Para Falar Bem e Fazer Discursos Irresistíveis, alem de um conteúdo bônus… informações adquirir investindo em cursos e livros, alem de horas de estudo é claro. Então se esse artigo te ajudou, por favor, compartilhe também para que seus amigos também tenham a chance de aproveitar esse conhecimento gratuito. Não ha duvidas de que irão te agradecer por isto; é só clicar no botão acima…

 

Não esquece também de deixar seu comentário logo abaixo com sugestões, opiniões e até feedbaks… é sempre um prazer pra mim responder seu comentário.

Vou ficando por aqui… te desejo muito sucesso!

Um Forte Abraço

Yuri Sander

Construa Valores que Constroem…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *