7 Regras da Liderança Eficaz, Influente e Persuasiva

Olá, Seja muito Bem vindo a mais um artigo sobre Liderança e relacionamento interpessoal… E hoje, agora… estou prestes a revelar para você as principais regras que regem uma liderança eficaz e influente, capaz de te tornar um verdadeiro grande líder, e  conquistar laços de relacionamentos fortes e duradouros…

Você aprendera as 7 Regras indispensáveis a um Líder para aumentar seu poder de persuasão e conseguir influenciar qualquer pessoa a conseguir o que deseja com 5 minutos ou menos.

Quando você descobrir cada uma destas regras, até o fim deste artigo você estará mais preparado para influenciar e persuadir as pessoas – com ética – a fazerem o que você deseja de forma mais espontânea, e melhor, conquistar a admiração e o respeito das pessoas

Certamente você deseja ser um líder eficaz, e a maior verdade é que não existem lideres natos como muitos dizem por aí… se assim fosse, não existiria tantas pessoas exercendo cargos de poder agindo com tanta incompetência e desleixo…

As pessoas não nascem líderes… líderes se desenvolvem com o passar do tempo, porém, existem formas mais eficazes e rápidas para se alcançar uma liderança de excelência.

Uma delas é aprendendo com os desapontamentos no meio do caminho, e a outra é colocando em pratica todo material que disponibilizarei, e cursos que eu indicarei ao final deste artigo…

Certamente isto economizara muito esforço e sacrifício

Preparado?

Pegou papel e caneta?…

Então vamos começar, bom aprendizado…

Regra 1: Conheça as Seis Leis Essenciais Que Regem Uma Liderança Eficaz

As leis da liderança

  1. Seja sincero, e não prometa nada que não possa cumprir

Por vezes um líder pode se ver tentado a fazer certas promessas para seus liderados… principalmente quando ele deseja a colaboração de sua equipe; porém, não cometa o lastimável erro de prometer algo que não está a seu alcance, acreditando que um milagre cairá do céu com as ferramentas necessárias para sanar a besteira que cometeu… uma dica: se não for depender exclusivamente de você para cumprir o prometido, é melhor não prometer, pois se acontecer algum imprevisto é a sua credibilidade que estará em jogo. CUIDADO! Nada pior que um líder sem credibilidade…

  1. Saiba exatamente o que deseja que a outra pessoa faça

A um líder, cabe ser firme em sua decisão… as pessoas necessitam disso, de alguém que saiba exatamente aonde estão sendo conduzidas e por isto elas te seguem, caso contrário elas mesmas ficariam por sua conta… Direcione-a e coordene os passos…

Lidere um a um, se deseja se tornar um líder eficaz é importante que aprenda a delegar certas tarefas importantes, mas nunca delegue a sua capacidade de liderar; acompanhe um a um ate que este se torne independente suficientemente para liderar outros… Esta é uma das essências do líder: fazer outros lideres.

  1. Seja simpático… pergunte a si mesmo o que a outra pessoa deseja

Você deseja ser um líder ou um chefe? Você deve saber exatamente a diferença entre ambos…enquanto o chefe manda e controla, o líder ensina e liberta. Você só ganhara a cooperação mutual e sincera das pessoas a partir do momento que souber exatamente os reais desejos daquela pessoa: aonde ela deseja chegar, os objetivos que ela quer alcançar, a recompensa que ela deseja receber… e existe uma técnica tao simples que se passa desapercebida pela maioria dos lideres: PERGUNTE

  1. Reflita sobre os benefícios que a outra pessoa recebera fazendo o que você sugere

É uma matemática simples de entender… basicamente as pessoas primeiramente querem o bem para si próprias primeiro… até no ato de tratar uma pessoa bem, o ser humano deseja algo em troca, que seria no mínimo a retribuição dessa gentileza. Então antes de sugerir uma ação, antes pense bastante no que ela ganhara com isto e FALE abertamente a ela os benefícios que ela terá ao fazer tal coisa, em que exatamente ela será beneficiada…

  1. Ensine através do exemplo

Liderança, de forma simples e direta, pode ser considerada como a arte da capacitação; é ensinar, porem a única forma de ensinar verdadeiramente é através do exemplo

Imagine, você deseja que uma pessoa seja pontual se você só chega atrasado aos compromissos…

Se você deseja um maior comprometimento por parte de seus liderados, então comprometa-se mais. Existe apenas uma razão para as pessoas despertarem o desejo de te seguir: você conhece algo a mais que elas desejam, e sua função é suprir estes desejos ensinando-as.

  1. Firmeza Vs Dureza

Eventualmente um líder deve resolver certos conflitos, e é ideal que um líder saiba lidar com estas situações. O líder nunca deve ser uma pessoa dura, porem deve ser uma pessoa firme…. Um líder duro age encima das pessoas, enquanto um líder firme, age encima do problema… não é a pessoa que é errada, errado foi o que essa pessoa fez…

Sempre quando precisar resolver certo conflito, pense nesta frase e você percebera uma mudança gradual na sua forma de enxergar os problemas que acontecem…

É sua obrigação tomar a posição de enfrentar este erro, e a melhor forma é propor o que ambos (você e a pessoa) podem fazer juntos para que não aconteça mais.

 

Regra 2: Domine a Arte da Comunicação Verbal e Não Verbal

Comunicão verbal e não verbal de um lider

Para que você entenda mais a fundo dobre os critérios de uma boa comunicação primeiramente precisamos dividi-la em e partes: a comunicação verbal e a comunicação não verbal. A sua comunicação deve transmitir confiança e entusiasmo… se você está certo do que realmente quer e tem a coragem e energia disponível para declarar isto então você poderá alcançar patamares elevados em sua liderança; porém, não basta apenas comunicar, deve-se comunicar da forma certa…

E é exatamente por isto que você deve conhecer alguns princípios da comunicação…

Comunicação Verbal:

  • Fale com segurança em suas palavras
  • Cuidado com seu vocabulário – evite gírias. As pessoas tomarão a liberdade de falar com você do mesmo modo que falar com elas…
  • Domine algumas técnicas de tom e velocidade com que transmite as palavras

Comunicação não-verbal:

  • Mantenha uma postura ereta, ombros abertos e peito levemente cheio
  • Mantenha a cabeça levemente inclinada e sorria abertamente
  • Use algumas posições de poder…

Você está se perguntando agora, que posições de poder? Para que este artigo não fique tão extenso eu sugiro que você acesse o artigo As 11 dicas essenciais para falar bem. Você vai adorar este artigo… logo depois volte aqui para darmos sequencia as 7 regras indispensáveis de um líder.

Para descobrir como falar de forma irresistível Clique Aqui!

Agora que você aprendeu bastante detalhes sobre como a linguagem verbal e linguagem corporal pode ser importante para sua vida em um contexto geral,  responda para si mesmo, certamente estes detalhes já estão começando a fazer toda a diferença em sua vida, concorda?

Então vou revelar claramente as demais regras para que estas informações penetrem na sua mente a fim de que você sinta os resultados ainda mais consistentes…

Pronto para o próximo passo?

 

Regra 3: Domine o Poder de Tomar Decisões

Liderança decidida

Você precisa estar ciente de que a um líder, cabe o poder e autonomia de tomar decisões, e é exatamente estas decisões que irão definir o tipo de líder que você está se tornando…

Você deve entender que nem sempre um líder tomara a decisão certa, porém, quando isto acontecer, tenha a humildade de reconhecer seu erro perante os seus liderados e propor uma nova decisão… as pessoas se sentirão partes do time quando participam plenamente e podem sugerir mudanças e futuras decisões.

Talvez um dos maiores desafios de um líder é saber lidar com as diferenças, mas cabe a ele buscar os recursos corretos para se capacitar, pois é ele que é o catalisador de todas estas diferenças de ações, comportamentos e opiniões.

Uma dica importante para você que quer aprender a tomar decisões: não há outro jeito… você deve aprender a tomar decisões frequentemente.  Esteja sempre a frente, tenha a iniciativa, e a única forma de evitar decisões erradas é estudando através de livros, cursos, palestras, treinamentos e principalmente: modelando as decisões de líderes mais experientes que você…

Talvez acontecera situações que você talvez não seja o culpado mas saiba que você sempre sera o responsável, então nunca busque culpados, busque possíveis soluções aos problemas.

E por último, seja comprometido com suas decisões porem, seja flexível ao executa-la… existem imprevistos que talvez você não poderia ter imaginado, então, esteja preparado quando eles acontecerem.

Ah, e nunca se esqueça de comemorar com seu time as decisões que tiveram êxito… é uma atitude de gratidão e leva seus liderados a te admirarem ainda mais.

 

Regra 4: O Poder das Perguntas Certas

Lider: Aprenda a tomar decisões

Pare e reflita por alguns segundos… você tem o costume de questionar as coisas? Não? Porque não?…

Você provavelmente está imaginando agora que precisamos buscar respostas para tudo o que acontece… o modelo atual de querer buscar soluções imediatas para tudo por vezes nos cega de tomar as atitudes mais sutis e obvias não é verdade?

Vamos fazer um teste?

  • Por que você está vivo?
  • Qual o sentido da vida?
  • Qual a sua missão de vida?
  • Quais são os seus sonhos e objetivos?
  • Porque são tão importantes?
  • É importante só para você ou para os outros também?
  • Qual influência positiva tem na vida das pessoas?
  • E influencias negativas?
  • Porque?

….

Agora você está começando a entender o porquê da regra 4 ser tão importante, sim?

… simplesmente o que move o mundo são as perguntas e não as respostas. Crie o habito de perguntar, de questionar os fatos e não a aceitar tudo na maneira que já esta… as pessoas de sucesso possuem este habito em todas as decisões que tomam. você não precisa se conformar com aquilo que pode ser melhorado… acredite, tudo pode ser melhorado.

E quando o assunto é liderança, esta técnica não fica de fora. Ela será fundamental:

  • Para tomar decisões
  • Para entender os comportamentos das pessoas
  • Para reformular ideias e padrões
  • Para direcionar sua equipe
  • Para criar metas e objetivos
  • Entre outros

Olha que interessante… apenas com perguntas você é capaz de esboçar seu futuro…. Eu vou indicar 2 ferramentas que sempre funcionaram para mim e não será diferente com você desde que coloque em pratica:

  • Ferramenta 1: 5 Porquês
  • Ferramenta 2: 5W2H

Diga agora a si mesmo: quais perguntas você tem feito para a sua liderança? Para suas atitudes com as pessoas? Para seus comportamentos? Para sua vida? Quais fichas caem?

Uau! Imagino que já esteja se imaginando tudo o que sera capaz de fazer de posse das 7 Regras Para Um Líder Ser Mais Persuasivo, Influente e Conseguir o que Quiser… e olha que eu reservei a melhor parte para agora!

Vamos La!

Regra 5: Saiba Modificar Opiniões Sem Ofender as Pessoas

Liderança persuasiva

Você já se perguntou porque é tão difícil mudar a opinião das pessoas?

Imagine agora você com duas latas de ervilhas na sua mão…. Imaginou? Bem… existem duas ferramentas encima da mesa: uma faca e um abridor de latas… primeiramente pegue a faca e abra uma das latas com ela… já acabou? Não se machucou não neh?

Agora quero que abra a outra lata com o abridor de latas…. Já abriu?! Puxa!

Você está se perguntando agora que associação é esta…o que tem a ver mudar opiniões com abrir latas de ervilha? Por acaso devo abrir a lata na cabeça de alguém?… 😀

Pode até ser.… mas fora a brincadeira; o nosso foco aqui não é na lata de ervilha e sim nas ferramentas…

Não se trata de ser difícil mudar a opinião das pessoas e sim da maneira e das ferramentas que você vai utilizar para este fim… e já adiantando a regra 7, uma das ferramentas mais eficazes são os chamados “gatilhos mentas” que vamos ver logo abaixo… então continue acompanhando e garanto que assim como eu, você sairá daqui com muitas ideias a respeito deste tema…

Mas vamos a algumas dicas fundamentais para modificar opiniões e influenciar as pessoas a respeito do que pensamos:

Dica 1: Comece com um elogio. Elogie algum comportamento ou habilidade e não uma qualidade física.

Dica 2: Chame a atenção do erro de forma indireta contando fatos e historias…

Dica 3: Fale dos seus próprios erros antes de falar dos erros da pessoa… diga que já cometeu este erro ou que conhece alguém que cometeu e diga como ela ou você fez para solucionar isto.

Dica 4: Faça perguntas pedindo sugestões em vez de dar ordens.

Dica 5: Jamais envergonhe uma pessoa… chame a atenção em particular e elogie publicamente.

Dica 6: Diga aos outros o quanto são capazes de melhorar mesmo quando errarem, e deixe claro que você confia neles ao dar uma nova chance.

Dica 7: Elogie o menor progresso. Seja cauteloso em sua aprovação e generoso no elogio… as pessoas se sentem motivadas a continuar melhorando quando alguém percebe que ela está se esforçando

Dica 8: Lembre-se sempre do nome e sobrenome de cada um de seus liderados… Esta é uma regra de ouro… fundamental para seus relacionamentos. Se você não faz questão de se lembrar do nome delas elas se sentem pouco importantes, como se fossem apenas uma peça no tabuleiro, e acabam se desmotivando

Dica 9: Faça perguntas fechadas se deseja obter um sim de alguém…

Dica de ouro: quer que uma pessoa se torne uma admiradora sua para sempre? Diga aos outros que a ideia foi dela mesmo que ela apenas tenha dado uma pequena opinião, ou ainda diga que ela teve uma grande participação na tomada de decisão… inclua sempre a sua equipe tanto no projeto quanto no momento do mérito… Não se vanglorie, lembre-se que você nunca teria feito sozinho… Pode ate chegar mais rápido quem vai sozinho, porem chega mais longe quem esta acompanhado.

 

Regra 6: Entenda os Princípios Básicos que Regem Uma Conversa Eficaz e Persuasiva

Liderança eficaz e persuasiva

Conceitos Básicos

→ Sempre fale de assuntos que interessam ao outro.  Demonstre real interesse pelo que ela esta dizendo, as pessoas se sentem a vontade quando sabem que estão sendo compreendidas

→ Fale de si e de seus interesses somente quando for solicitado ou se também é de interesse da outra pessoa.

→  Ao falar de si e de seus interesse imediatamente “jogue a bola de volta”: EX: Estou bem sim, meus projetos estão bem encaminhados. Mas me diz, como esta aquele seu projeto social?

→ Seja sempre carismático e transmita alegria e positividade. Faça elogios sinceros sobre suas habilidades e capacidades e não sobre suas características físicas. Qualquer pessoa se sente prestigiada ao receber um elogio sobre algo que ela fez.

→ Respeite a opinião alheia… nunca diga que ela esta errada. Ao contrario diga: Bem eu entendo sua opinião, porem eu tive uma experiência diferente que me fez pensar desta maneira, mas a sua opinião é válida.

Estes são alguns conceitos básicos para se tornar uma pessoa mais interessante e influente ao conversar… você também pode descobrir As 11 dicas essenciais para falar bem, fazer discursos irresistíveis que todos queiram ouvir e nunca mais ser rejeitado por alguém. Neste post você ira descobrir os métodos eficazes para uma boa comunicação e principalmente, para fazer discursos que impactem significadamente a opinião das pessoas sobre o assunto proposto.

 

Regra 7: A Arte dos Apelos Persuasivos e dos Gatilhos Mentais:

Gatilhos mentais de um lider

A primeira coisa que você precisa entender sobre o assunto, é que muitas pessoas confundem persuasão com manipulação… porem; a persuasão é considerada a arte de ajudarmos as pessoas a dizerem sim para elas mesmas; ou seja, é um processo aonde todos os envolvidos saem ganhando. Ao passo que, manipulação é a utilização das técnicas de persuasão visando apenas o interesse próprio; ou seja, é um processo na qual apenas uma sai ganhando enquanto a outra perde…

Entendido este principio podemos continuar…

gatilhos mentais são atalhos que geram certas ações e comportamentos; e eles se fundamentam em certos conceitos básicos… O primeiro passo que você precisa entender é que todos os seres humanos possuem motivações… motivações estas que estão ligadas a sentir prazer ou se afastar da dor.

Toda ação humana está ligada a estes dois fatores fundamentais, e você está prestes a descobrir alguns dos maiores segredos dos líderes mais influentes e persuasivos do mundo

Principais Apelos Persuasivos

Talvez você esteja se perguntando por que não pode simplesmente se comunicar bem sem a necessidade de influenciar os outros. A comunicação interpessoal requer um envolvimento emocional, o que exige uma participação mais compreensiva e intensa….

Porem poucos sabem como se destacar na multidão e assumir a liderança de um grupo para mostrar seu potencial. Todos aqueles que aspiram cargos de liderança precisam aprender a comunicar-se com excelência para conquistar seus seguidores ou colaboradores.  E se o primeiro passo é entender como funciona o sistema emocional e o sistema racional do ser humano… Entendendo alguns destes princípios você sera capas de partir para os chamados “Apelos persuasivos”. Segue abaixo alguns deles

  • Apelo Emocional
  • Apelo para o medo
  • Apelo para a vergonha
  • Apelo para a ambição
  • Apelo para a vaidade

Estes são alguns dos apelos que você pode utilizar em uma conversa ou em algum discurso para conseguir influenciar as pessoas ao seu modo de pensar…

Alguns Gatilhos Mentais

Gatilho 1 “Eu não lhe diria…, porque …”

De qualquer forma já estou dizendo, porém, minha negativa inicial quebra a resistência, e a palavra mágica “porque” atribui autoridade ao que digo ao mesmo tempo em que desvia a atenção do comando embutido

EX: “Eu não lhe diria para acreditar em mim, porque você certamente já sabe que estou falando a verdade. ”

 

Gatilho 2: “Eu poderia lhe dizer que…, mas …”

Você não pode colocar nenhuma objeção, já que eu apenas estou comunicando algo. O “mas” desconsidera o dito e engana a atenção consciente, enquanto uma meta mensagem é enviada para o inconsciente.

EX: “Eu poderia lhe dizer que um curso em vídeo sobre persuasão será fundamental para a sua vida, mas acredito que você já saiba disso. ”

 

Gatilho 3: “Talvez você não tenha…, ainda. ”

O “ainda” é outro pressuposto de inevitabilidade. O “talvez” funciona como suavizador. O “não” produz a imaginação do que está sendo negado. A metamensagem é “faça logo”.

EX: “Talvez você não tenha se dado conta dos benefícios de fazer estes cursos, ainda. ”

 

 Gatilho 4:  “Você provavelmente já sabe…”

É forma excelente e elegante de suavizar o comando indireto que se segue. O ouvinte ou leitor é conduzido a colocar em ação o seu sistema de busca para verificar seu conhecimento do que é afirmado, enquanto o inconsciente capta a mensagem do comando embutido.

EX: “Você provavelmente já sabe que estudar persuasão é fundamental para o seu sucesso. ”

 

Gatilho 5: “Estou curioso para saber se.…”

Esse padrão é extremamente útil para se fazer uma pergunta de forma indireta, você simplesmente faz uma afirmação que soa como pergunta.

EX: “Estou curioso para saber se você vai aplicar esses conhecimentos com a ética que ele merece. ”

 

Na medida em que você for lendo os padrões já vai imaginar como poderá aplicá-los no dia a dia e principalmente, vai perceber o quão importante é se aprofundar nesse tema. Imagina, acabei de citar apenas cinco e ja estou imaginando os resultados, acredito que ficara perplexo quando souber que são mais de 50 padrões…

Eu não vou te dizer que estes gatilhos são incríveis, porque você vai perceber isso mais cedo ou mais tarde quando começar a utilizá-lo em sua comunicação 🙂

Percebeu como é poderoso?

Incrível, não é?

Bem, este tema é bastante complexo e exige um estudo mais aprofundado e cursos mais avançados, porém não podia deixar de cita-los pois são essenciais para uma liderança completa e eficaz… Esta regra foi apenas um embasamento superficial e você pode se aprofundar mais no assunto através de um curso que eu indico muito, pois mudou completamente minha performance com as pessoas

Liderança- Persuasão Extreme

O curso Persuasão Extreme é o treinamento mais avançado da América latina em persuasão e influencia, dirigido por Edson Oliveira, Coach e International NLP – Master . É um dos cursos mais indicados na minha opinião pelo nível de aprendizado que lhe é transmitido e principalmente por sua fácil aplicação pratica…

Para saber mais sobre os detalhes do treinamento Clique Aqui!

Você está imaginando como será importante para você colocar as mãos nestas informações, e de fato é.… e de fato é muito importante…

Para te ajudar a alavancar seus resultados em sua liderança vou disponibilizar para você agora o e-book “ Como Detectar Mentiras e Enganos Através da Linguagem Corporal” de Steve Allen totalmente grátis… Adquira seu e-book agora porque não sei até quando ele ficara disponível de forma gratuita…

Como detectar mentiras na sua liderança

Este é conteúdo exclusivo construído especialmente para você, a  fim de  melhorar sua performance e principalmente para se tornar um líder eficaz e influente…. Quando começar a aplicar todo este conhecimento em sua vida você verá os resultados surgirem de forma exponencial…

Acredito que todo este material foi muito relevante na sua vida, assim como foi na minha, certo? Aproveita!

E se este artigo agregou valor a sua vida e a sua liderança, compartilha com quem você acredita que sera importante também… Espero ter agregado valor a sua vida, e igualmente o sera se você compartilhar com seus amigos, parentes e conhecidos… certamente eles ficarão muito gratos por você compartilhar esta informação tao especial com eles… basta clicar no botão de compartilhamento logo acima.

Também fique a vontade para deixar o seu comentário logo abaixo com sugestões, opiniões e até feedbaks… será um prazer responde-lo pessoalmente.

Um Forte Abraço

Yuri Sander

Construa Valores que Constroem…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *